GOLPE DO PIX: Polícia Civil investiga crimes de estelionatos registrados no município

Manchete Policial

A Polícia Civil de Panambi inicia a semana investigando pelo menos dois casos novos de estelionatos, utilizando-se da ferramenta de transferência digital de valores (PIX) como meio de fraudar a boa-fé de vítimas residentes no município. De acordo com a investigação policial, um estelionato consumado fora registrado por um homem residente no bairro Fritsch, após a aquisição de um telefone de uma suposta loja digital. Depois de estabelecer contato com o estabelecimento e realizar o pagamento de uma entrada de R$ 1.040,00 através de uma chave PIX, a conta cadastrada como sendo para o atendimento e comercialização de produtos desapareceu da rede social (Instagram), ficando a vítima sem o produto e sem o dinheiro.

Em outros dois casos registrados no último final de semana, a clonagem de contas do Instagram e do WhatsApp fora a tônica das ocorrências, onde falsários, em golpes tentados, vendiam produtos e pediam dinheiro à contatos, objetivando depósitos e transferências de valores via PIX. Os casos estão sob investigação da Delegacia de Polícia de Panambi que já coletou o depoimento das vítimas, intimando tanto os responsáveis pelas redes sociais quanto as agências bancárias responsáveis pelo recebimento de valores a prestar esclarecimentos acerca dos crimes.

Por seu turno, a Polícia Civil orienta a comunidade local a antes de transferir ou pagar, verifique a identidade de quem está solicitando o PIX (se desconfiar da mensagem, não conclua a operação), principalmente em casos de amigos que estão em suposta dificuldade financeira; e não faça transferências para pessoas conhecidas sem antes confirmar por chamada telefônica ou pessoalmente (lembre-se que o WhatsApp do solicitante pode estar clonado). Importante ainda que, em caso de compras via internet, é fundamental que você conheça o site, sua reputação ou ainda o vendedor que está conduzindo a negociação, visando evitar prejuízos econômicos.