Panambi esteve representada no 180º Fórum Permanente da FADERS

Panambi Política

A cidade de Panambi esteve representada na quarta-feira (13), no 180º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do RS, na cidade de Ijuí, atendendo o convite da FADERS – Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado do Rio Grande do Sul.

O evento que iniciou às 8h com um café de acolhimento e boas vindas a todos os participantes e após ocorreu a abertura dos trabalhos pelo Diretor-Presidente da FADERS, o ex. Deputado Estadual Marquinho Lang e pelos demais integrantes da entidade, bem como pelos representantes da Administração Municipal de Ijuí.

A comitiva de Panambi foi uma das maiores, pois contou com a participação de 29 pessoas, as quais representaram as Secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Cultura, Governo e Saúde, além das representantes da APAE.

No período da manhã os representantes dos 11 municípios que compõem o COREDE Noroeste Colonial, apresentaram o mapeamento da realidade de cada cidade no que tange as políticas públicas que afetam as pessoas com deficiência e altas habilidades.

Representando Panambi, o Secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros apresentou os aspectos positivos, bem como os desafios do município de Panambi em relação as garantias a equiparação de oportunidades, bem como o acesso aos direitos constitucionais e cidadania às pessoas com deficiência e altas habilidades.

Já no período da tarde, cada participante foi convidado a integrar uma das diversas oficinas que tratavam de assuntos como a acessibilidade, altas habilidades, autismo, paradesporto e passe livre intermunicipal (esta última, exclusiva para servidores vinculados aos CRAS).

Além do Secretário Romário Heitor, também estiveram representando a gestão municipal, a Secretária Adjunta de Saúde, Lara D. da Rosa Marques, a Secretária Elizabete Farias de Souza (SDS), Sabrina de Lima Cardoso (Coordenadora da Educação Especial da SMEC), Geraldo de Oliveira (Governo e Relações Institucionais), servidores públicos vinculados ao CAEEP – Centro de Atendimento Educacional Especializado Panambi, Ambulatório de Saúde Mental e do CAPS João de Barro – Centro de Atenção Psicossocial, além da senhora Mirian Fagundes (Coordenadora da Clínica e Assistente Social da APAE), liderando a delegação da APAE Panambi.

Cada município integrante do COREDE Noroeste Colonial providenciou lanche para o café, a cidade de Panambi destacou-se pela gentileza da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (SDE), sob a coordenação do Secretário Rafael J. de Oliveira e da Servidora Silvane Robek, a qual foi responsável em levar e servir no evento fatias de Käsekuchen, iguaria símbolo de Panambi reconhecida por lei estadual.

Para o Secretário Romário Heitor, gestor da Pasta de Saúde e a Secretária Elizabete (Beti), gestora da Pasta de Desenvolvimento Social e Habitação, a cidade de Panambi foi muito bem representada no evento, demonstrando a grande preocupação do Poder Público Municipal para com as pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, pois entendem os mesmos que estes fóruns são o espaço adequado para discutir, dialogar, trocar ideais e construir caminhos e oportunidades para enfrentar os desafios que ainda permeiam as políticas públicas de inclusão social para este público-alvo.