Nesta semana, a partir da última terça-feira (29/4), a Secretaria da Saúde iniciou o encaminhamento dos imunizantes para os municípios.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribuiu, na última terça-feira (29/4), a quarta remessa de imunizantes para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Ao todo o Ministério da Saúde disponibilizou para o Estado 964 mil doses do imunizante que combate o vírus da influenza.
As vacinas são levadas do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) para as CRSs, onde os municípios devem fazer a retirada das doses. Considerando as quatro remessas, o Rio Grande do Sul já recebeu mais de 3,2 milhões de doses, o que representa cerca de 60% da população estimada nos grupos prioritários, formados por aproximadamente 5,2 milhões de pessoas.
Meta de vacinação – A meta é vacinar 90% das gestantes, das crianças e dos idosos. Para os demais grupos que serão vacinados na estratégia especial não é estipulada uma meta, visto que o número de pessoas é apenas estimado.
Apesar de os imunizantes ficarem disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde, a recomendação é que a população alvo busque se vacinar o quanto antes, preferencialmente antes do inverno, época de maior transmissibilidade de vírus respiratórios. (fonte: Ascom SES).