ELEIÇÕES 2024: Justiça Eleitoral da Comarca de Panambi manifesta-se acerca de pleito municipal e encaminha orientações a comunidade

Política

            Em comunicado oficial encaminhado na tarde de ontem (02) aos veículos de comunicação, a Magistrada Natália de Alonso e Alonso Barreiros, Juíza Titular da 115ª Zona Eleitoral de Panambi/RS, concedeu comunicado formal a comunidade, alertando e orientando a comunidade acerca do pleito eleitoral municipal do próximo domingo, dia 06 de outubro, quando a comunidade panambiense elegerá seus representantes aos Poderes Executivo e Legislativo.

            Conforme o comunicado oficial, o horário de votação é das 8 horas da manhã às 17 horas da tarde. Está assegurado a votação para aqueles que chegarem até as 17 horas mediante o uso de senha.  O voto ele é obrigatório para aqueles que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para os que têm acima de 70 anos. Aquele que não puder votar deverá justificar o voto, mediante o aplicativo do E-título, ou ainda, junto ao Cartório Eleitoral de seu município. Quem não votar e não justificar é passível de pagar multa em razão do não exercício da votação.

            É permitido o uso da chamada “cola”, com os números dos candidatos em que irão eleger. Só que essa cola ela tem que ser feita em papel, ela não pode ser feita no celular. No dia da votação não é permitido o uso de celular na cabine, assim, importante lembrar que não deixem a cola nas cabines de votação.

Em seu pronunciamento, a Magistrada frisa que “[…] o voto ele é um exercício livre de cidadania, porém é importante deixar bem claro que ele é inegociável. E o eleitor que vende o voto ele também comete crime eleitoral. Não apenas aquele que compra o voto, mas aquele que vende também comete o crime. E essa venda ela se perfaz não só mediante compra em dinheiro, mas também em troca de produtos, alimentos, vale-combustíveis, qualquer coisa que tenha valor econômico”.

            Sobre a importância da data, a Magistrada trouxe em seu pronunciamento oficial um recado especial a comunidade: – “[…] Domingo é um dia do exercício da cidadania onde a comunidade poderá eleger quem vai comandar o município nos próximos quatro anos e os vereadores que vão compor o legislativo. Então, é importante que votem de forma consciente, de forma tranquila. Lembrando que no domingo, no dia da eleição, é vedado a campanha, é vedado fazer a propaganda. Então a recomendação da Justiça Eleitoral é que votem e depois saiam no local de votação. A Justiça Eleitoral está se mobilizando para que ocorra uma eleição tranquila, dentro da melhor forma possível e é o que pedimos a todos também, a toda a população também. Esse exercício de forma respeitosa, tranquila e sem nenhuma intercorrência para que todos possam usufruir desse dia como ele deve ser, um exercício da cidadania”.

ATENÇÃO – MUDANÇA EM LOCAIS DE VOTAÇÃO

            Duas mudanças foram elencadas no pronunciamento da Excelentíssima Magistrada Eleitoral, no município de Panambi. A secção 24 que anteriormente estava situada em Linha Jacicema está em novo local, devendo os eleitores da mesma, dirigirem-se agora para a Escola Municipal Madalena, na Linha Ocearú. Por seu turno, a secção 27 da linha Encarnação foi agregada na secção 17, situada na Linha Pinheirinho.

Foto – anexo e-mail

 – 03.10_ELEIÇÕES 2024 (Juíza Natália de Alonso e Alonso Barreiros)