Toponímia: As margens da rua 25 de Julho, foi inaugurado, nesta quinta-feira, um espaço de lazer e convivência para a comunidade

Panambi

“Uma viagem da história de Panambi” é quase uma extensão do Museu e Arquivo Histórico de Panambi, onde, além de espaços aprazíveis para uma caminhada ou um chimarrão num final de tarde, 7 painéis explicam os nomes que esta terra já teve ao longo dos anos: Salina, Neu-Würtemberg, Elsenau, Nova-Würtemberg, Pindorama, Tababirã e, definitivamente, Panambi. Fotos históricas também ilustram os painéis, registrando, em imagens, como era a cidade ao longo dos anos.

O idealizador e gestor do projeto foi o Secretário de Infraestrutura e do Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Ricardo Schwingel. A entrega deste novo espaço fez parte das festividades do bicentenário da imigração alemã ao Brasil e 125 anos da presença germânica em Panambi. Junto com diversos colaboradores e parceiros, como o MAHP (Museu e Arquivo Histórico de Panambi) e empresas, a execução oferece passeio público, alargamento da rua 25 de Julho e ciclofaixa.

O prefeito Daniel Hinnah, em seu pronunciamento, destacou que uma inauguração como essa celebra também outras obras que não tiveram atos inaugurais, como o asfaltamento da rua da Palmeira, asfaltamento da rua Piratini, novo asfalto na rua Barão do Rio Branco, na rua Gaspar Martins e em mais uma quadra da Sete de Setembro, cerca de 170 ruas pavimentadas nos bairros e a instalação de totens de segurança pública.

A solenidade foi, em grande parte dela, realizada de forma bilíngue, no idioma alemão e tradução para o português, marcando a data dos 200 anos da imigração alemã ao Brasil.