Panambi tem um dos maiores crescimentos no número de empresas ativas do Brasil. Os dados mostram que em 2017, no início da Gestão do atual prefeito Daniel Hinnah, o número de empresas ativas em Panambi era de 1.693. Já em dezembro de 2024 chega a 6.150 CNPJs ativos.
O cenário econômico, aliado à desburocratização dos processos de abertura de empresas, como a implantação da Rede Simples, do Tudo Fácil Empresas, incentivos como o Programa Juro Zero e o apoio da Sala do Empreendedor, levou a esse aumento de mais de 3 vezes e meio (363%) no número de empresas ativas no período.
“Alinhamos diversas ações das Secretarias para apoiar o empreendedorismo e o desenvolvimento. Desde a Educação Infantil até programas Pró-Desenvolvimento, sempre valorizamos o DNA Empreendedor panambiense! Isso se reflete nos resultados!”, destaca o prefeito Daniel Hinnah.
O impacto positivo desse crescimento pode ser percebido também na empregabilidade. Conforme dados divulgados no levantamento do Cadastro de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED), Panambi mantém saldo positivo de admissões nos últimos anos, nos diversos setores da economia. Ainda, segundo último levantamento do IBGE, em 2022, o salário médio mensal em Panambi era de 3,2 salários mínimos (10ª melhor posição no Rio Grande do Sul) e a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 42,64%, um dos melhores índices do país.