Panambi Conquista Selos de Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável e Avança na Certificação ISO

Panambi

Panambi é o primeiro município fora de SP e o único de pequeno porte do Brasil a obter os Selos de Maturidade e Conformidade CIRS, destacando-se com o selo platina em Sustentabilidade.

Nosso município recebeu na última sexta-feira, dia 05 de julho, os SELOS DE MATURIDADE E CONFORMIDADE DA CIDADE INTELIGENTE, RESILIENTE E SUSTENTÁVEL (CIRS), com avaliação de sua conformidade em preparação para a Certificação das Normas ABNT NBR ISO 37120,37122 e 37123. O Selo é concedido pelo Parque de Inovação Tecnológica – PIT, através da Associação Parque Tecnológico São José dos Campos, em parceria com a Smart Free’s.

Panambi é o primeiro município fora do estado de São Paulo e o único de pequeno porte do Brasil a participar desse processo de avaliação e conformidade. No Brasil, apenas São José dos Campos, Pindamonhangaba e Jundiaí, todos do estado de SP, conseguiram obter a certificação. No momento Panambi e São Paulo (capital) estão participando deste processo. No mundo todo, apenas cerca de 120 cidades conseguiram essa certificação. As normas ISO 37120 e subsequentes são de nível e padrão mundial, definindo os indicadores que devem ser atingidos.

Foram avaliados e aplicados Selos de Maturidade do Município, nos conceitos de Sustentabilidade, Inteligência e Resiliência. Esta aplicação de selos considerou os níveis diferenciados de maturidade em 19 áreas de atuação municipal. A aplicação do selo ocorreu a partir das avaliações de Soluções, Projetos e Evidências de indicadores.

Consideradas as avaliações realizadas, o município atinge 202 indicadores, dos 276 passíveis de alcançar, representando uma maturidade CIRS de 73%, obtendo os seguintes resultados:

– Norma ABNT NBR ISO 37120 – Cidade Sustentável: CIRS PLATINA (o mais alto);

– Norma ABNT NBR ISO 37122 – Cidade Inteligente: CIRS BRONZE;

– Norma ABNT NBR ISO 37123 – Cidade Resiliente: nível CIRS PRATA.

Os levantamentos prepararam o município para a busca da Certificação ABNT, sendo que a aplicação do selo foi realizada de forma independente da certificação, permitindo que o município decida o momento adequado para submissão ao processo de certificação, a partir dos resultados obtidos.