Covid-19: todas as regiões recebem alertas

Manchete Saúde

O Gabinete de Crise emitiu avisos para todas as 21 Regiões Covid do Rio Grande do Sul. É a quinta vez consecutiva que o estado emite aviso após reunião. Ou seja, a região de Ijuí – formada por 20 municípios, incluindo Panambi e Condor – também recebeu o aviso.

Na semana, a média móvel de casos confirmados apresentou um aumento de 16,4%. Com isso, a incidência semanal de casos no Estado é de 224 casos por 100 mil habitantes. O número de internados entre casos suspeitos e confirmados diminuiu em 28, sendo um decréscimo de 18 pessoas em leitos clínicos e de 10 em leitos de UTI.

O número de internados em leitos clínicos, suspeitos e confirmados, é 741, uma redução de 2,4% quando comparado à semana passada. Os internados em UTIs, suspeitos e confirmados, são 207, o que representa uma redução de 4,6% em relação à semana passada.

De acordo com o monitoramento feito pelas equipes do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, na semana foram registrados 118 óbitos por covid-19, uma média de 16,9 por dia, representando um aumento de 9,3% em relação à média da semana anterior.

O Estado reforça a importância de a população buscar a dose de reforço e a segunda dose da vacina contra covid-19. Cerca de 80% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 55,4% tomaram a dose de reforço.

A Secretaria da Saúde (SES) atualizou nesta quarta-feira (22/06) os dados de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em seus painéis de monitoramento da covid-19 (covid.saude.rs.gov.br e ti.saude.rs.gov.br/covid19). São 479 leitos SUS que já vinham na prática sem receber pacientes e que serão retirados da contabilidade, atendendo às decisões do Ministério da Saúde que decidiu por não custear mais esses leitos e os excluiu da tabela de habilitações do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES).

Das mais de 1,5 mil unidades que foram abertas emergencialmente para dar conta da demanda crescente da pandemia, o Ministério da Saúde manterá 366 leitos agora convertidos em leitos de UTI geral, deixando de ser exclusivo covid-19 e abrindo a possibilidade de receber pacientes com outras doenças.

Rede de UTI Adulto no RS

– Leitos SUS: 1.299

– Leitos privados: 725

– Total de leitos: 2.024

Ocupação de pacientes em 28/06/22

– 1.813 pacientes em UTI Adulto

– 154 pacientes confirmados com covid-19 (8,5%)

– 53 pacientes suspeitos de covid-19 ou outra SRAG (2,9%)

– 1.606 pacientes por outras causas

A rede de leitos UTI do SUS está sendo reorganizada no Estado desde março. A reestruturação foi necessária em virtude da desabilitação, por parte do Governo Federal, de leitos que vinham recebendo recursos federais para atender exclusivamente pacientes com covid-19. No início de 2020 o Rio Grande do Sul possuía 933 leitos de UTI adulta SUS. De forma emergencial, essa quantidade foi ampliada em mais de 150% durante a pandemia. Agora, com a redução das internações, o Ministério da Saúde definiu por encerrar esse tipo de leito.

O custeio deste tipo de leito é de responsabilidade do Ministério da Saúde. Apesar do encerramento, o número de leitos que continuarão em atividade é considerado suficiente para atender a demanda da população gaúcha. De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, que é de ao menos um leito para cada 10 mil habitantes.