TCC de egressa da Unijuí é publicado na Revista Brasileira de Ciências Biomédicas

Educação

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da agora biomédica Mariana Horst Dornelles, intitulado “Avaliação dos efeitos tóxicos associados ao peeling de fenol: uma revisão sistemática integrativa”, foi recentemente publicado na Revista Brasileira de Ciências Biomédicas (RBCBM), trazendo discussões sobre os impactos e a toxicidade associada ao uso do fenol em procedimentos estéticos.

O estudo abordou um tema de grande relevância, dado o crescente interesse por procedimentos estéticos para manutenção da jovialidade e redução dos efeitos do envelhecimento, e do aumento do número de notícias sobre casos graves associados ao uso deste composto. O peeling de fenol, conhecido por promover intensa renovação celular e melhorar a qualidade da pele, tem sido cada vez mais utilizado. No entanto, há uma lacuna significativa na literatura científica no que diz respeito aos efeitos tóxicos do fenol em procedimentos estéticos.

Mariana conduziu uma revisão sistemática integrativa, analisando artigos publicados entre 2013 e 2023 nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Scielo e Scopus. Foram incluídos cinco com um total de 119 pacientes, sendo 104 mulheres e 15 homens, com uma variação de idade de 22 a 79 anos.

O fenol é um composto altamente tóxico que penetra facilmente na epiderme e é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea. O estudo de Mariana destaca que o fenol, em diferentes concentrações, pode aumentar a frequência cardíaca, causar arritmias, elevar a pressão arterial, promover lesões cutâneas cáusticas e elevar os níveis de transaminases hepáticas. Este é o primeiro estudo a realizar um compilado da literatura com foco nos efeitos toxicológicos associados ao uso estético do fenol, que fornece uma base científica para estudos e pesquisas futuras.

Conforme destacou a orientadora, professora Brenda da Silva, a publicação deste estudo não só enaltece o trabalho acadêmico de Mariana Horst Dornelles, como também contribui significativamente para a conscientização sobre os potenciais riscos dos procedimentos estéticos com fenol. “Esperamos que estas informações auxiliem os profissionais da saúde e pacientes a tomarem decisões mais seguras”, disse.

O artigo oriundo deste TCC contou com a colaboração da biomédica e pós-doutoranda pela USP, Fernanda Tibolla Viero, e pode ser consultado na íntegra no site da Revista Brasileira de Ciências Biomédicas. (fonte: Unidade de Jornalismo da Unijui).