Educação: Programa SABERES tem sua primeira Formatura em 2023

Educação

Projeto Trilha Cidadã formou 97 alunos entre 9 e 11 anos.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura organizou a primeira Formatura deste ano: na última terça-feira, 97 estudantes receberam certificados em uma bonita solenidade, que chamou atenção das famílias e dos próprios alunos.

Trata-se do projeto Trilha Cidadã, desenvolvido no SENAI, que faz parte do Programa SABERES, criado em 2022 pela Secretaria de Educação e Cultura de Panambi.

A Secretária Iara Cadore Dallabrida explica que “o programa busca oferecer atividades educativas ao aluno no turno em que ele não está na escola, ou seja, em contraturno escolar. Assim, do terceiro ao nono ano do Ensino Fundamental, os estudantes são direcionados a cursos específicos para suas faixas etárias, com conteúdo programático alinhado ao que aprendem na escola. Os projetos acontecem no SESI, SENAI, CEP, AABB Comunidade, Projeto Florescer e Projeto Sapatilhas e Laços (ballet)”.

Todos estes compõem o Programa SABERES e têm regras de permanência e avaliação para a conclusão e recebimento do certificado.

No início de cada projeto, a SMEC realiza um encontro com os pais para expor o funcionamento do respectivo projeto. E, no final, a tão esperada formatura.

O “Trilha Cidadã” é destinado a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e tem duração de um semestre, conduzido pela equipe do SENAI. Por este motivo, foi o primeiro projeto a ter sua formatura neste ano.

O Prefeito Daniel Hinnah participou da solenidade, acompanhado da Primeira Dama, Scheila de Azevedo Hinnah, e destacou a oportunidade que estes jovens têm através do Programa SABERES, levando as famílias a refletirem: “quem de nós, pais, na nossa época de estudantes, imaginaria ter acesso a conceitos como marketing ou aprenderia como abrir uma empresa, por exemplo? Essa oportunidade, hoje, os filhos da nossa comunidade têm.”, concluiu o Prefeito.

O investimento total do projeto Trilha Cidadã, conforme anunciado pela Secretária Iara, foi de R$ 72.568,00, contemplando 115 alunos (dos quais 97 se formaram) e com duração de seis meses.