Cartões do Todo Jovem na Escola devem ser retirados até 28 de fevereiro

Educação

Documento dá acesso ao auxílio financeiro destinado a estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual em situação de vulnerabilidade.

Até o dia 28 de fevereiro os novos beneficiários do Programa Todo Jovem na Escola (TJE) podem retirar o Cartão Cidadão, que dá acesso ao auxílio financeiro destinado a estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é uma política pública promovida pelo governo do Estado, tendo como objetivo combater a evasão escolar e garantir a conclusão dos estudos na educação básica.

A ação de entrega é voltada a todos os alunos contemplados pelo TJE que, tendo direito ao cartão, ainda não o retiraram, incluindo novos alunos que ingressaram na 1ª série do Ensino Médio em 2025, estudantes transferidos para a Rede Estadual em outras séries do Ensino Médio e beneficiários de anos anteriores que ainda não buscaram seu cartão até agora. Estudantes que já participavam do TJE em 2024 continuarão recebendo os valores no mesmo cartão e não precisam retirar um novo.

Os estudantes que atendem todos os critérios do TJE e ainda não possuem Cartão Cidadão devem consultar se há cartão emitido em seu CPF ou no CPF do seu responsável familiar no CadÚnico.

O programa é coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), liderado pelo vice-governador Gabriel Souza, e pela Secretaria da Educação (Seduc). O vice-governador destaca os avanços do programa a cada ano em que é implementado. “Desde início do programa, o governo do Estado já investiu cerca de R$ 400 milhões na distribuição de bolsas de incentivo para que os jovens permaneçam na escola. E o resultado aparece de forma muito significativa. Nossos estudos mostram que 97% dos jovens que participam do TJE continuam os estudos no ano seguinte. É uma grande vitória especialmente para as famílias dos estudantes”, avaliou Gabriel.

Segundo a secretária da Educação, Raquel Teixeira, os auxílios são uma forma de garantir que os estudantes não precisem escolher entre estudar e ajudar a família. “A educação transforma vidas, e nossa missão, enquanto Seduc, é apoiar nossos jovens para que possam concluir a trajetória escolar e seguir com seus sonhos”, destacou. (fonte: Ascom Seduc).