REGIÃO: Operação Dinastia cumpre mandados em 19 cidades, e prende 29 suspeitos por crimes e movimentação de R$ 20 milhões

Policial

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Santa Maria (Draco), de Santa Maria, na região central do Estado, deflagrou, a Operação Dinastia. A ação se estende por mais 18 cidades do interior, litoral norte e na região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul; e uma em Santa Catarina, prendendo 29 suspeitos. Também foram apreendidos 18 veículos e oito armas. A operação tem o objetivo de combater os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e armas, crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro. A ação envolve a participação de 340 policiais civis, que cumpriram 180 ordens judiciais. O inquérito começou em outubro do ano passado.

Em um ano, foi apurado que os suspeitos integram uma organização criminosa voltada à prática de múltiplas infrações penais. Entre elas, o tráfico de entorpecentes e armamento, além de delitos praticados por meios digitais e a lavagem do dinheiro obtido por meio das práticas ilegais. Durante a investigação, foram identificados 40 criminosos estruturados de forma empresarial. Além disso, foi constatada a movimentação de cerca de R$ 20 milhões, relacionada a operadores financeiros. No Rio Grande do Sul, mandados de prisão foram cumpridos no Alegrete, Carazinho, Cruz Alta, São Borja, Vera Cruz, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Dois Irmãos, Estância Velha, Nova Hartz, Parobé, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara, e Santa Maria; e em Santa Catarina, na cidade de Balneário Camboriú/SC. (PC-RS).