Saúde: Atendimento de nutricionistas na Atenção Primária

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por intermédio da Coordenadoria de Atenção Primária em Saúde está focada em fortalecer e reforçar as equipes que atuam junto as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), também conhecidas como Postos de Saúde. Nesse sentido, organizou o atendimento de nutricionistas junto aos ESFs.

Levando em conta o papel da alimentação como fator de proteção – ou de risco – para ocorrência de grande parte das doenças e das causas de morte atuais, considera-se que a inserção universal, sistemática e qualificada de ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde, integrada às demais ações já garantidas pelo SUS, terá um importante impacto na saúde de pessoas, famílias e comunidades.

Sendo esse nível de atenção o primeiro contato da população dentro do sistema de saúde, os profissionais devem incorporar uma visão ampla que considere as próprias condições de vida dos sujeitos e comunidades e, ainda, o contexto social de manifestação do processo saúde-doença.                                                                                                                                    Diante deste cenário, a SMS estruturou e organizou desde o semestre passado a inclusão de nutricionista para atuar nos Postos de Saúde. Para isso, conta com três profissionais: Andrea Janine Schefer, Caciele K. Kettenhuber e Mônica D. Castro. Para o atendimento com nutricionista, o usuário deverá procurar a sua unidade de saúde (ESF/UBS), não havendo a necessidade de ter encaminhamento por outro profissional de saúde para acessar o serviço. O agendamento e o atendimento ocorrem na própria ESF, sem necessidade de encaminhamento para outro serviço.

É importante destacar que as profissionais nutricionistas estão atuando diretamente junto às pessoas, famílias e comunidade, participam de ações de educação continuada de profissionais de saúde, organizam estratégias de ação com os equipamentos sociais de seu território de atuação, em prol da promoção da alimentação saudável, do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional.

Conforme a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um grande avanço para a rede municipal de saúde, uma vez que a ação da nutricionista na atenção primária à saúde tem sua atividade pautada pelo compromisso e pelo conhecimento técnico da realidade epidemiológica e das estratégias e das ferramentas de ação em saúde coletiva.